PROEEP INDICA #26: AMBIENTALISTAS
Ao longo desse mês, aqui no Proeep, estamos vendo como as Mudanças Climáticas são causadas, em sua grande maioria, pela forma como nosso modo de vida atual, e o sistema produtivo em que estamos inseridos, interage e explora os recursos naturais do planeta. Hoje queremos dar um rosto, ou alguns rostos para pessoas que estão lutando hoje, ou já lutaram para que essa realidade mude e para que exista uma possibilidade de sonhar com um futuro para o planeta e nossa vida nele.
PROEEP Indica
17/09/2021
Ao longo desse mês, aqui no Proeep, estamos vendo como as Mudanças Climáticas são causadas, em sua grande maioria, pela forma como nosso modo de vida atual, e o sistema produtivo em que estamos inseridos, interage e explora os recursos naturais do planeta. Hoje queremos dar um rosto, ou alguns rostos para pessoas que estão lutando hoje, ou já lutaram para que essa realidade mude e para que exista uma possibilidade de sonhar com um futuro para o planeta e nossa vida nele.
Sendo assim o #ProeepIndica vai trazer um pouco das histórias e as lutas que essas pessoas travaram ou ainda travam diariamente na luta pela construção e possibilidade de vida hoje e no futuro. Tudo isso, acompanhado de filmes, documentários e podcasts para vocês conhecerem um pouco mais de cada um deles.
Chico Mendes: Seringueiro desde criança, Chico Mendes foi um lutador incansável na defesa da floresta amazônica e de seus habitantes. Nasceu em Xapuri (AC) e se tornou um dos ambientalistas brasileiros mais conhecido no exterior, recebendo o Prêmio "Global 500" da ONU, por sua luta pela preservação do ambiente. Foi também sindicalista e militante da reforma agrária. Foi assassinado a tiros por latifundiários em 22 de dezembro de 1988, aos 44 anos.
Ailton Krenak: Nascido na região do Vale do Rio Doce, Ailton Krenak é considerado uma das maiores lideranças indígenas do Brasil. Além de ambientalista, é filósofo, escritor, poeta, autor dos livros "Ideias para adiar o fim do mundo", "A vida não é útil" e "O amanhã não está à venda" e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Se dedica incansavelmente à defesa dos direitos indígenas e da terra.
Sônia Guajajara: Ambientalista e uma das principais referências da luta indígena, Sônia Guajajara é coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade - ANMIGA. Não mede esforços para garantir direitos duramente conquistados, amplificar as vozes e visões dos povos indígenas e lutar pelo meio ambiente. Sua militância começou ainda na juventude, nos movimentos de base, e logo chegou ao Congresso Nacional – onde foi linha de frente contra uma série de projetos que retiravam direitos e ameaçavam o meio ambiente.
Marina Silva: Nascida em Rio Branco, no Acre, Maria Osmarina da Silva Vaz de Lima é historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política filiada à Rede Sustentabilidade (REDE). Nessa última carreira citada já exerceu cargo de senadora e ministra do Meio Ambiente e também foi candidata à Presidência da República. Filha de seringueiros, Marina já se coloca nessas lutas desde muito jovem e em sua trajetória já recebeu diversos prêmios e honrarias.
Dorothy: Dorothy Mae Stang mais conhecida como irmã Dorothy era uma missionária estadunidense que realizava trabalhos na Amazônia desde a década de setenta, junto aos trabalhadores rurais da região do Rio Xingu, atuando também em movimentos sociais de desenvolvimento sustentável no estado do Pará, entre tantas outras iniciativas. A ativista foi assassinada em fevereiro de 2005 aos 73 anos de idade a mando de fazendeiros da região.
Greta: Nascida em 2003 na Suécia é uma ativista ambiental que ficou conhecida pelos protestos no parlamento sueco e pelo papel de liderança no movimento Greve das escolas pelo Clima. Greta faltou às aulas em sua escola para protestar pela diminuição da emissão de carbono e outras práticas que seu país poderia tomar contra as mudanças climáticas. A postura da ativista se popularizou fazendo com que estudantes de diversos países fizessem o mesmo, movimento que ficou conhecido como às Sextas para o Futuro. Ela também é uma das jovens que participaram da Cúpula das Nações Unidas sobre Ação Climática em 2019.
Indicações:
-
“Chico Mendes Vive” - Documentário de Marina Maia
Documentário completo | “Chico Mendes Vive” de Maria Maia
-
“Aílton Krenak: o Sonho da Pedra” - Documentário
Aílton Krenak: o Sonho da Pedra (2017) - Trailer
-
“Vozes da Floresta | Aílton Krenak” - Entrevista
Vozes da Floresta | Ailton Krenak
-
Instagram da Sonia Guajajara
https://www.instagram.com/guajajarasonia/
-
Podcast Baixo Clero #83 | Marina Silva
Marina Silva avalia Cúpula do Clima, CPI da Covid e cenário político de 2022 | Baixo Clero #83
-
“Mataram irmã Dorothy” - Filme
Mataram Irmã Dorothy - Documentário
-
“O Fórum” - Documentário
O Fórum - Trailer Oficial (Disponível nas plataformas digitais)