top of page

PROEEP INDICA #05 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No #ProeepIndica de hoje, separamos indicações incríveis para refletirmos sobre a luta e resistência das mulheres. Bora conferir?

PROEEP Indica

12/03/2021

  • Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
159814484_445545503532351_59289614669519

No #ProeepIndica de hoje, separamos indicações incríveis para refletirmos sobre a luta e resistência das mulheres. Bora conferir?
 

Programa Extra-classe - Mulheres indígenas (2017): o episódio conta a história de Adana Kambeba e o papel da mulher indígena na luta pela defesa dos territórios originários e da cultura dos povos no Brasil. Onde assistir? Disponível no Bombozila.

 

Documentário - What Happened, Miss Simone? (2015): além de tratar sobre a história de Nina Simone, o documentário critica o universo musical e misógino desde sempre - principalmente quando o sucesso encontra uma mulher negra e pobre. Onde assistir? Disponível na Netflix.

Música - Mulher do Fim do Mundo - Elza Soares (2015): uma verdadeira história de superação e sobrevivência. A canção é sinônimo de força e resistência feminina. Onde ouvir? Disponível no Spotify.

 

Documentário - A mulher que move o mundo (2018): o curta retrata as ruas em 4 ocasiões: os 2 atos do 8 de Março e as reações à execução da vereadora Marielle Franco. A denúncia do feminicídio e da opressão patriarcal, o lamento pela morte de Marielle e a conclamação pela legalização do aborto e pela maior participação das mulheres nos governos, dentre outros elementos, somaram-se no grande caldeirão de manifestações cívicas de Março de 2018 em Goiânia. Onde assistir? Disponível no Bombozila.

 

Documentário - Transbaixada (2018): o curta traz um pequeno mergulho no universo trans na Baixada a partir dos relatos de três mulheres: uma cantora de funk de Queimados, uma funcionária da FIOCRUZ que mora em São João de Meriti e uma ex prostituta que viveu 10 anos na Itália mas não troca Caxias por nenhuma cidade do mundo. Onde assistir? Disponível no Bombozila.

 

Documentário - Mulher (2019): duas mil mulheres de diferentes países, montam um retrato íntimo, que explora temas como a maternidade, educação, casamento, independência financeira e sexualidade. De chefes de estado a ícones de beleza, de motoristas de ônibus a fazendeiras, elas denunciam as injustiças sociais ligadas ao gênero, e mostram a força que têm para mudar o mundo. Onde assistir? Disponível no Telecine.

 

Documentário - Arpilleras: Atingidas por Barragens Bordando a Resistência (2017): conta a história de dez mulheres atingidas por barragens das cinco regiões do Brasil que, por meio de uma técnica de bordado surgida no Chile durante a ditadura militar, costuraram seus relatos de dor, luta e superação frente às violações sofridas em suas vidas cotidianas. Onde assistir? Disponível no Bombozila.

 

Mulheres Pataxós - Conexcidades (2016): o ‘Mulhere-se’ foi a Aldeia Indígena Sede, da etnia Pataxó, em Carmésia, a 200 km de Belo Horizonte, durante a Festa Auê Reruê, que acontece na comunidade todos os anos. No episódio, mulheres indígenas Pataxós falam sobre suas vivências. Onde assistir? Disponível no YouTube e Bombozila.

 

Documentário - Joga Igual Mulher (2017): conta a trajetória e as dificuldades das mulheres em profissionalizar-se no futebol no Brasil. Reúne depoimentos não só de jogadoras profissionais, mas também de jornalistas esportivas, uma árbitra, uma técnica, torcedoras e jogadoras amadoras. Onde assistir? Disponível no YouTube.

 

Documentário - CodeGirl (2015): assim como no Cinema, a representatividade de mulheres na área de desenvolvimento de aplicativos é baixa. Estudos levantados apontam que 80% dos profissionais da área são homens. A partir disso, mostra equipes de garotas de diversas regiões envolvidas em uma competição de tecnologia. Onde assistir? Disponível no Google Play.

 

Documentário - Margaridas, luta e pé na estrada (2017): retrata o processo de participação na Marcha das Margaridas. As narrativas das mulheres expressam os efeitos do processo de luta por melhores condições de saúde, educação, moradia, trabalho, acesso a terra e garantia de vida digna que compõem a pauta do movimento. Onde assistir? Disponível no Bombozila.

 

Documentário - A pessoa é para o que nasce (2002): relata a história de três irmãs cegas de Campina Grande. A narrativa acompanha os seus afazeres cotidianos e revela as estratégias de sobrevivência da qual participam parentes e vizinhos. Mergulha em suas histórias, flagrando uma trama complexa de amor e morte, miséria e arte. Onde assistir? Disponível no YouTube.

 

Documentário - Por Elas (2016): quatro mulheres compartilham suas histórias de violências, refletindo sobre o papel da sociedade na violência contra a mulher. Onde assistir? Disponível no Bombozila.

 

Documentário - Torre das donzelas (2018): reúne depoimentos de mulheres que foram perseguidas, presas e confinadas, durante a ditadura militar, no Presídio Tiradentes na ala feminina, denominada ‘Torre das Donzelas’.

 

Documentário - Nós, carolinas - vozes de mulheres da periferia (2017): produzido pelo coletivo ‘Nós, mulheres da periferia’, conta a vivência e voz dessas quatro mulheres que moram em diferentes bairros da periferia de São Paulo, que revelam o que é ser mulher da periferia. Onde assistir? Disponível no YouTube.

Música - Mulher (Linn da Quebrada): mulheres trans e travestis lutam pelo direito de existir todos os dias. Violentadas pela transfobia, pela violência e pelas oportunidades negadas, resistem diariamente. Onde ouvir? Disponível no Spotify.

Música - Maria de Vila Matilde (Elza Soares): um hino para as mulheres, para apoiar e estimular. Lidar com violência não é fácil e ter segurança para denunciar essa situação é mais difícil ainda. Onde ouvir? Disponível no Spotify.

160207426_445545500199018_62828854486845
160367075_445545483532353_75651858253719
159853135_445545533532348_70097400239979

Grupo de Trabalho PROEEP Indica

bottom of page