top of page

PROEEP INDICA #17: O PAPEL TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO

O #ProeepIndica de hoje é sobre o papel transformador da educação! Separamos filmes, documentários e podcasts muito especiais para você!

PROEEP Indica

02/07/2021

  • Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
1a.png

O #ProeepIndica de hoje é sobre o papel transformador da educação! Separamos filmes, documentários e podcasts muito especiais para você! 

 

Confira as nossas indicações abaixo!

Filme - O Aluno: uma lição de vida (The First Grader): O filme reconta a história de Kimani Maruge Ng’ang’a, um queniano que foi preso e torturado por lutar pela liberdade de seu país. Aos 84 anos, quando soube de um programa governamental de escolas para todos, Maruge se candidata a uma escola primária que atende crianças de seis anos de idade. Sua entrada acontece graças ao apoio de uma das professoras e ele também se torna um grande educador.

 

Filme - O Primeiro da Classe (Front of the Class): O filme é baseado em fatos reais e conta a história de Brad Cohen, que tem a Síndrome de Tourette e enfrentou os sintomas e todos os preconceitos para realizar o seu sonho de se tornar professor. Cohen passa por uma série de dificuldades durante todo o filme, que ressalta a incompreensão das pessoas em relação às reações da Síndrome.

 

Filme - O sorriso de Mona Lisa: Ambientado na década de 1950, o filme conta a história de uma professora de arte que enfrenta as ideias da tradicionalista Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma educação para se transformarem em esposas e mães.

 

Filme -  O jarro (Khomreh): Numa escola do deserto, o jarro que serve para as crianças matarem a sede trinca. O fato mobiliza as pessoas do vilarejo, cada uma com uma reação diferente. A comunidade descobre a solidariedade que os une na tentativa de resolver o problema.

 

Filme:  Nenhum a menos (Yi ge dou bu neng shao/Not one less)

As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.

 

Filme - Quando tudo começa (Ça commece Aujourd’hui): Daniel Lefebvre (Philippe Torreton) é professor numa pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma alta taxa de desemprego. Daniel e os outros professores são aconselhados a não se envolver com os problemas da comunidade, mas é impossível para Daniel ignorar a miséria, a indiferença do governo e os sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam.

 

Documentário - Acabou a Paz, Isto aqui vai virar o Chile! (2015): conta a luta dos estudantes secundaristas contra a reorganização do ensino proposta pelo Governo Alckmin, no segundo semestre de 2015, que pretendia separar as escolas por ciclos, o que levaria ao fechamento de pelo menos 93 unidades, provocando a transferência de milhares de alunos. Os estudantes não foram consultados e, como resposta, ocuparam mais de 200 escolas que seriam afetadas pelas ações de precarização do ensino público. Após confrontos com os estudantes e repressão por parte da polícia militar, o Governo Alckmin recuou e anunciou a suspensão da reorganização. Onde assistir? Disponível no YouTube e no Bombozila.

 

Filme - Educação em movimento (2018): Os movimentos sociais aprendem a cada passo, em cada luta, em cada escola que constroem, porque tomaram a educação nas suas mãos. Mulheres camponesas produzem e se formam em meio ao avanço do agronegócio em suas terras. Docentes e estudantes indígenas reivindicam sua história e recuperam sua língua.Jovens e Adultos buscam terminar seus estudos, mas também organizar-se para defender seus direitos. Educadores constroem escolas junto à sua comunidade. Resistências dos de baixo para defender o próprio, o comum, e por construir outras vidas, outra educação e outro mundo possível. Educação em Movimento busca problematizar o sentido da educação, desde a vida e vozes de sete experiências, para pensá-la ao longo e largo de Nossa América, para abrir o debate sobre qual educação queremos e para qual sociedade. Onde assistir? Disponível no Bombozila.

 

Documentário - Revolução Silenciosa (2018): o documentário discute os resultados das ações afirmativas para negros dentro da Universidade Federal de Santa Catarina após uma década de sua implantação. A narrativa é contada num passo-a-passo de uma revolução possibilitada pelo acesso à educação e mostra os desdobramentos da luta histórica pela conquista de cotas nas universidades. As histórias se sustentam nas vozes de estudantes negros cotistas, professores, pesquisadores, e representantes de órgãos institucionais, que debatem os seguintes temas: desigualdade racial brasileira; contextualização histórica das cotas; racismo e universidade; importância das ações afirmativas para estudantes e comunidade; verificação da autodeclaração de pretos e pardos; políticas de permanência e dificuldades; impactos e novos desafios. O documentário é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante de Jornalismo da UFSC Lucas Krupacz, em parceria com a TV UFSC, defendido em novembro de 2018. Onde assistir? Disponível no Bombozila.


Filme - Entre os Muros da Escola ( 2007): François Marin trabalha como professor de Língua Francesa em uma escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François procura estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

1b.png
1c.png
1d.png

Grupo de Trabalho PROEEP Indica

bottom of page