PROEEP INDICA #08: A DITADURA MILITAR DE 1964
Há 57 anos um golpe interrompia o mandato presidencial de João Goulart. As formas de repressão a opositores do regime militar incluíram sessões de tortura, assassinatos, prisões ilegais, censuras e intimidações.
PROEEP Indica
02/04/2021
Há 57 anos um golpe militar interrompia o mandato presidencial e democrático de João Goulart. Tortura, assassinatos, prisões ilegais, censura e intimidações foram alguns dos instrumentos amplamente utilizados como forma de repressão durante todo o período.
No dia 28 de março de 1968, Edson Luís de Lima Souto se tornou uma das vítimas. Assassinado com um tiro no peito durante a invasão da Polícia Militar ao restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro, o estudante secundarista morreu por defender a assistência estudantil, em um protesto contra a alta do preço da comida no restaurante. A morte do estudante incendiou a resistência à ditadura nas ruas. A resposta da repressão viria logo depois.
Apesar de ser deturpada por muitos, a história não nos deixa esquecer. O #PROEEPIndica dessa semana separou produções que abordam a consolidação do golpe, a estrutura político-econômica, a resistência, a violência e a censura presente durante todo o período ditatorial.
Projeto - Portal Memórias da Ditadura: lançado pelo Instituto Vladimir Herzog, o projeto conta com um amplo acervo de imagens, biografias, e documentários sobre a ditadura militar, abrangendo a atuação dos movimentos de resistência, a censura, às violações de direitos humanos, a produção artística e cultural do período e o cenário internacional. Site do projeto: http://memoriasdaditadura.org.br/
Documentário - Calabouço - Um tiro no coração do Brasil (2014): trata do assassinato brutal do estudante Edson Luís no restaurante estudantil Calabouço, em 1968. O documentário resgata um dos episódios mais dramáticos e simbólicos, como parte da luta travada pelo movimento estudantil contra a ditadura. Onde assistir? Disponível no YouTube.
Documentário - Verdade 12.528 (2013): o documentário destaca os trabalhos que buscam resgatar e reconstruir a memória deste período sombrio da política brasileira, relatando a história das pessoas que foram mortas e desapareceram na ditadura. Onde assistir? Canal Curta!
Filme - Coratio | 30 Anos de Brasil: Nunca Mais (2015): o filme provoca a reflexão sobre a continuidade da violência por parte da polícia e de como a impunidade com os crimes do passado permite que a repressão se perpetue. Coratio: trata dos 30 anos do lançamento do livro Brasil Nunca Mais, um marco na luta pelos direitos humanos no Brasil. A ideia do Nunca Mais era tentar garantir que a tortura e o desrespeito aos direitos humanos praticados por agentes do Estado não acontecessem mais. Onde assistir? Disponível no YouTube.
Livro infantil - A ditadura é assim (2015): narra o cotidiano de um emburrado Ditador para ilustrar como funciona a sociedade dentro de um regime autoritário. Com ilustrações de Mikel Casal e texto e idealização da Equipo Plantel, o propósito deste livro é mostrar o funcionamento e os perigos da ditadura partindo de exemplos simples, a fim de que as crianças compreendam o problemas existentes em um sistema político que privilegia uma única corrente de pensamento em detrimento das outras.
Documentário - Tropicália (2012): numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas ocorridas pelo mundo e criaram o Tropicalismo, abalando as estruturas da sociedade brasileira e influenciando a várias gerações. Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e embalado pelas mais belas canções do período, "Tropicália" nos dá um panorama definitivo de um dos mais fascinantes movimentos culturais do Brasil. Onde assistir? Canal Curta!
Acervo - Brasil: Nunca Mais!: trata-se de uma ampla pesquisa realizada pela sociedade civil sobre a tortura política no país. O projeto foi uma iniciativa do Conselho Mundial de Igrejas e da Arquidiocese de São Paulo, os quais trabalharam sigilosamente durante cinco anos sobre 850 mil páginas de processos do Superior Tribunal Militar. O resultado foi a publicação de um relatório e um livro em 1985, que revelaram a gravidade das violações aos direitos humanos promovidas pela repressão política durante a ditadura militar. Site do projeto: http://bnmdigital.mpf.mp.br/
Documentário - Reformatório Krenak (2016): o documentário traz a história do centro de detenção indígena, na cidade de Resplendor, Minas Gerais, chamado inicialmente de Reformatório Krenak. No local, foram aprisionados e torturados indígenas de diversas etnias, sobretudo os povos Krenak. Onde assistir? Disponível no YouTube.
Documentário - O Dia Que Durou 21 Anos (2013): o documentário explora a influência estadunidense no golpe que instaurou a ditadura militar no Brasil em 1964. O filme evidencia, além de áudios originais, documentos confidenciais que comprovam a omissão do governo norte-americano em relação às prisões, torturas, desaparecimentos e mortes praticadas em nome da manutenção do regime. Onde assistir? Disponível no YouTube.
Filme - Batismo de sangue (2006): baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada. O roteiro é uma adaptação do livro de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti. Onde assistir? Disponível no Amazon Prime Video.
Documentário - Jango (1984): a reconstituição da trajetória de Goulart é feita através da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros. O documentário captura a efervescência da política brasileira durante a década de 1960 sob o contexto histórico da Guerra Fria. Onde assistir? Disponível no YouTube.
Documentário - Dossiê Jango (2013): João Goulart foi eleito presidente do Brasil democraticamente, mas acabou deposto. O filme traz a questão de sua morte misteriosa à tona e tenta esclarecer fatos obscuros da história do país. Onde assistir? Disponível no YouTube.
Documentário - Tempos de Resistência (2004): uma análise profunda da luta guerrilheira contra a ditadura militar nos anos 1960 e início dos 1970, a partir dos pontos de vistas de seus integrantes na época. Acompanha-se o nascimento de diversos movimentos contra o governo, suas facções e divisões internas, até o contra-ataque da direita e a perseguição aos movimentos de oposição. Onde assistir? Disponível no YouTube.
Filme - Terra em Transe (1967): no filme, Glauber Rocha constrói uma alegoria da conjuntura brasileira - e latino-americana - que resultou no Golpe Civil Militar de 1964. Na trama, o país fictício de Eldorado é palco de uma convulsão interna desencadeada pela incessante luta em busca do poder. Onde assistir? Disponível no YouTube.
Documentário - Torre das donzelas (2018): reúne depoimentos de mulheres que foram perseguidas, presas e confinadas, durante a ditadura militar, no Presídio Tiradentes na ala feminina, denominada ‘Torre das Donzelas’.
Documentário - Carlos Marighella: Quem samba fica, quem não samba vai embora (2012): o documentário foca principalmente no período da luta armada de resistência à Ditadura Militar, de 1964 até a morte de Marighella, em dezembro de 69 e é um resguardo e instrumento de difusão da memória do deputado comunista e guerrilheiro da ALN – Ação Libertadora Nacional. Onde assistir? Disponível no Bombozila.
Documentário - Marighella (2012): dirigido por sua sobrinha Isa Grinspum Ferraz, o longa-metragem "Marighella" é uma construção histórica e afetiva desse homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e a transformá-lo através de sua ação. Onde assistir? Disponível no YouTube.
Documentário - Hércules 56 (2007): reúne entrevistas com cinco ativistas revolucionários que sequestraram o embaixador americano Charles Embrick no Rio de Janeiro em agosto de 1969 e alguns dos presos políticos que foram libertados em troca do diplomata. Os dissidentes políticos foram levados ao México em uma aeronave de carga do exército chamada Hércules 56. O encontro discute a luta armada da época, suas causas e consequências. Onde assistir? Disponível no Canal Curta!
Documentário - Cabra Marcado para Morrer (1984): mergulha nos vários caminhos trilhados pelas classes populares depois do golpe e da repressão que se abateu sobre militantes operários e camponeses.
Documentário - Vlado: 30 anos depois (2005): história do jornalista Vladimir Herzog, assassinado na prisão em 1975 durante o regime militar brasileiro, contada através de depoimentos de pessoas que conviveram com ele. Onde assistir? Disponível no YouTube.
Documentário - Que Bom Te Ver Viva (1989): aborda a tortura durante o período de ditadura no Brasil. Unindo relatos documentais de oito ex-presas políticas e criações ficcionais interpretadas por Irene Ravache, a obra mostra como as vítimas sobreviveram e como encaram aqueles anos de violência duas décadas depois. Onde assistir? Disponível no Amazon Prime Video e YouTube (versão editada).
Filme - Zuzu Angel (2006): aborda a história da estilista da alta classe Zuleica Angel Jones em busca de seu filho Stuart Edgard Angel Jones, militante do MR8, torturado e morto pela ditadura em 1971.Onde assistir? Disponível no YouTube.
Documentário - Em Busca da Verdade (2015): vencedor do Prêmio Vladimir Herzog, o documentário apresenta as principais investigações da Comissão Nacional e das Comissões Estaduais da Verdade sobre as graves violações de direitos humanos ocorridas na ditadura de 1964. Onde assistir? Disponível no YouTube.
Filme - O outro lado do paraíso (2014): Em busca de ascensão social, Antônio decide se mudar com toda a família para a recém-inaugurada cidade de Brasília. Porém, da noite para o dia, seus sonhos se transformam em pesadelo quando o país sofre o golpe militar.
Podcast - O outro lado da história #Golpe Militar de 64 (2019): o episódio faz um breve apanhado da situação na qual se encontrava o Brasil em 1964 e como ficou durante o período ditatorial. Além disso, aborda a influência estadunidense, a ganância das elites, a pobreza, a tortura e a morte. Onde ouvir? Disponível no Spotify.
Podcast - Pra Dois #Da democracia ao golpe, os governos Jânio, Jango e o golpe de 64 (2020): trata sobre os últimos anos da república brasileira antes do Golpe de 64. Do excêntrico Jânio Quadros e seus 7 meses conturbados de governo, sua sucessão conturbada e na qual o golpe quase se precipita, do governo de Jango, marcado pela conturbada situação político-econômica brasileira e do golpe. Buscam entender as articulações e os movimentos que foram cruciais e que levam ao golpe, destacando sempre que o golpe foi Civil-militar, tendo amplo apoio de classes médias urbanas, uma parte do clero da Igreja católica e inclusive de políticos. Onde ouvir? Disponível no Spotify.
Documentário - Cidadão Boilesen (2009): Através de diversos depoimentos, o documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen, presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar. Seu apoio, assim como de muitos outros empresários, financeiro ao movimento de repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban - Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do Doi-Codi. Onde assistir? Disponível no YouTube e no Canal Curta!