top of page

PROEEP INDICA #26: AMBIENTALISTAS

Ao longo desse mês, aqui no Proeep, estamos vendo como as Mudanças Climáticas são causadas, em sua grande maioria, pela forma como nosso modo de vida atual, e o sistema produtivo em que estamos inseridos, interage e explora os recursos naturais do planeta. Hoje queremos dar um rosto, ou alguns rostos para pessoas que estão lutando hoje, ou já lutaram para que essa realidade mude e para que exista uma possibilidade de sonhar com um futuro para o planeta e nossa vida nele.

PROEEP Indica

17/09/2021

  • Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
5a.png

Ao longo desse mês, aqui no Proeep, estamos vendo como as Mudanças Climáticas são causadas, em sua grande maioria, pela forma como nosso modo de vida atual, e o sistema produtivo em que estamos inseridos, interage e explora os recursos naturais do planeta. Hoje queremos dar um rosto, ou alguns rostos para pessoas que estão lutando hoje, ou já lutaram para que essa realidade mude e para que exista uma possibilidade de sonhar com um futuro para o planeta e nossa vida nele.

Sendo assim o #ProeepIndica vai trazer um pouco das histórias e as lutas que essas pessoas travaram ou ainda travam diariamente na luta pela construção e possibilidade de vida hoje e no futuro. Tudo isso, acompanhado de filmes, documentários e podcasts para vocês conhecerem um pouco mais de cada um deles.

 

Chico Mendes: Seringueiro desde criança, Chico Mendes foi um lutador incansável na defesa da floresta amazônica e de seus habitantes. Nasceu em Xapuri (AC) e se tornou um dos ambientalistas brasileiros mais conhecido no exterior, recebendo o Prêmio "Global 500" da ONU, por sua luta pela preservação do ambiente. Foi também sindicalista e militante da reforma agrária. Foi assassinado a tiros por latifundiários em 22 de dezembro de 1988, aos 44 anos.

 

Ailton Krenak: Nascido na região do Vale do Rio Doce, Ailton Krenak é considerado uma das maiores lideranças indígenas do Brasil. Além de ambientalista, é filósofo, escritor, poeta, autor dos livros "Ideias para adiar o fim do mundo", "A vida não é útil" e "O amanhã não está à venda" e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Se dedica incansavelmente à defesa dos direitos indígenas e da terra.

 

Sônia Guajajara: Ambientalista e uma das principais referências da luta indígena, Sônia Guajajara é coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade - ANMIGA. Não mede esforços para garantir direitos duramente conquistados, amplificar as vozes e visões dos povos indígenas e lutar pelo meio ambiente. Sua militância começou ainda na juventude, nos movimentos de base, e logo chegou ao Congresso Nacional – onde foi linha de frente contra uma série de projetos que retiravam direitos e ameaçavam o meio ambiente. 

 

Marina Silva: Nascida em Rio Branco, no Acre, Maria Osmarina da Silva Vaz de Lima é historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política filiada à Rede Sustentabilidade (REDE). Nessa última carreira citada já exerceu cargo de senadora e ministra do Meio Ambiente e também foi candidata à Presidência da República. Filha de seringueiros, Marina já se coloca nessas lutas desde muito jovem e em sua trajetória já recebeu diversos prêmios e honrarias.

 

Dorothy: Dorothy Mae Stang mais conhecida como irmã Dorothy era uma missionária estadunidense que realizava trabalhos na Amazônia desde a década de setenta, junto aos trabalhadores rurais da região do Rio Xingu, atuando também em movimentos sociais de desenvolvimento sustentável no estado do Pará, entre tantas outras iniciativas. A ativista foi assassinada em fevereiro de 2005 aos 73 anos de idade a mando de fazendeiros da região.

 

Greta: Nascida em 2003 na Suécia é uma ativista ambiental que ficou conhecida pelos protestos no parlamento sueco e pelo papel de liderança no movimento Greve das escolas pelo Clima. Greta faltou às aulas em sua escola para protestar pela diminuição da emissão de carbono e outras práticas que seu país poderia tomar contra as mudanças climáticas. A postura da ativista se popularizou fazendo com que estudantes de diversos países fizessem o mesmo, movimento que ficou conhecido como às Sextas para o Futuro. Ela também é uma das jovens que participaram da Cúpula das Nações Unidas sobre Ação Climática em 2019.

 

Indicações:

 

  • “Chico Mendes Vive” - Documentário de Marina Maia

Documentário completo | “Chico Mendes Vive” de Maria Maia

 

  • “Aílton Krenak: o Sonho da Pedra” - Documentário

Aílton Krenak: o Sonho da Pedra (2017) - Trailer

 

  • “Vozes da Floresta | Aílton Krenak” - Entrevista

Vozes da Floresta | Ailton Krenak

 

  • Instagram da Sonia Guajajara

https://www.instagram.com/guajajarasonia/

 

  • Podcast Baixo Clero #83 | Marina Silva

Marina Silva avalia Cúpula do Clima, CPI da Covid e cenário político de 2022 | Baixo Clero #83

 

  • “Mataram irmã Dorothy” - Filme

Mataram Irmã Dorothy - Documentário

 

  • “O Fórum” - Documentário

O Fórum - Trailer Oficial (Disponível nas plataformas digitais)

5b.png
5c.png
5d.png
5e.png
5f.png
5g.png

Grupo de Trabalho PROEEP Indica

bottom of page