top of page

PROEEP INDICA #15: EDUCADORES

Você sabe qual a importância do educador na sociedade? Os educadores são um dos principais agentes transformadores sociais, pois participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão e troca de conhecimentos.

PROEEP Indica

16/06/2021

  • Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
18a.png

Você sabe qual a importância do educador na sociedade? Os educadores são um dos principais agentes transformadores sociais, pois participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão e troca de conhecimentos. O #ProeepIndica dessa semana separou algumas produções que mostram a trajetória de alguns dos grandes nomes que marcaram a história da Educação. Bora conferir?

 

Documentário – Paulo Freire Contemporâneo (2006): Paulo Freire foi um dos maiores educadores brasileiros e, ainda hoje, é referência bibliográfica na pedagogia e estudos relacionados ao ensino e à educação. O documentário retoma as origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular freirianas, para mostrar de que forma os elementos fundamentais de seu pensamento e pedagogia estão vivos e presentes até os dias atuais. Onde assistir? Youtube.

Documentário – Anísio Teixeira: Educação não é privilégio (2007): O filme revela a vida e a obra do educador baiano e explora a sua mais revolucionária realização: a luta por uma escola pública de qualidade e a criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, mais conhecido como Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D'Água, em Salvador. Onde assistir? Canal TVE Bahia no Youtube.

 

Documentário – O desafio de Rudolf Steiner: O documentário apresenta o pioneiro da Biodinâmica, da pedagogia Waldorf e toda a riqueza da cultura desenvolvida pela Antroposofia, uma visão de mundo moderna, universal e futurista que nos convida a rever ideias, sentimentos e atitudes pautados na liberdade de escolha e na responsabilidade de nossos atos frente a nossa própria história individual, mas considerando também nosso legado para a humanidade. Onde assistir? Youtube.

 

Entrevista – Educação para o envolvimento com José Pacheco: Palestra com José Pacheco para refletir sobre os ambientes de aprendizagem participativa e colaborativa realizada em maio de 2016 no Sesc Sorocaba. Onde assistir? Canal Sesc São Paulo no Youtube.

 

Filme – Célestin Freinet: Célestin Freinet foi um dos maiores educadores do século XX. Pedagogo humanista, autodidata, político e sindical, sintetizou em sua obra as aquisições da psicologia e da pedagogia, tornando-as aplicáveis às práticas cotidianas em classe. A Pedagogia Freinet é um conjunto original de propostas teóricas, instrumentos e técnicas assentadas em alguns princípios e eixos pedagógicos: cooperação, livre expressão, responsabilidade, solidariedade, comunicação e documentação. Freinet, através de seu método natural de aprendizagem, deixa um importante legado para a formação de seres íntegros, sociais e políticos, capazes de trilhar seus destinos individual e socialmente na construção de uma sociedade democrática e pacífica. Onde assistir? Youtube.

 

Podcast - Folha na Sala: Grandes Educadores #6 Como Paulo Freire se tornou ícone e o que há dele na educação hoje (2020): episódio da série especial sobre história da educação conta a trajetória de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, professor que revolucionou a alfabetização de adultos, levou sua metodologia a todos os cantos do mundo e se tornou uma referência do Brasil no exterior. Quem ajuda a contar essa história são os professores Moacir Gadotti (USP), Sérgio Haddad (UCS), Maurilane Biccas (USP), Mário Sérgio Cortella (PUC-SP), além da viúva de Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire. Onde encontrar? No Spotify.

 

Podcast - Folha na Sala: Grandes Educadores #2 A professora que ousou ensinar ciências às meninas no séc. 19 (2020): o episódio conta a história de Nísia Floresta, educadora do início do século 19 que rompeu com a tradição escolar da época, que só ensinava às meninas o básico e afazeres domésticos, e incluiu no currículo de sua escola ciência, história, geografia e línguas. Em Nísia Floresta (RN), uma professora conta como conhecer a história da educadora, que dá nome à cidade onde as duas nasceram, mudou sua vida. Onde encontrar? No Spotify.

 

Podcast - Folha na Sala: Grandes Educadores #3 O professor que criou o primeiro jardim de infância do país (2020): No terceiro episódio especial da série sobre grandes educadores, o Folha na Sala investiga a vida e o legado de Joaquim José de Menezes Vieira, pioneiro do ensino infantil no país. Menezes Vieira abriu no Rio de Janeiro, em 1875, um colégio que levava seu nome e que aceitava meninos de 3 a 6 anos, uma novidade naquela época. Com a urbanização e a emancipação das mulheres, no entanto, as creches e pré-escolas se tornaram cada vez mais necessárias. A educação infantil só se tornou obrigatória no país na Constituição de 1988. E, ainda hoje, é um direito a que muitos não têm acesso. Onde encontrar? No Spotify.

 

Podcast - Folha na Sala: Grandes Educadores #4 O professor negro que lutou contra o racismo há mais de um século (2020): o episódio conta a história de Hemetério José dos Santos, professor e intelectual negro, que lutou por uma educação universal e uma sociedade antirracista durante o fim do século 19 e a primeira metade do século 20. Nascido em Codó (MA), em 1858, trinta anos antes do fim da escravidão, publicou livros, escreveu para jornais e se firmou como um respeitado estudioso da língua portuguesa. Sua atuação, no entanto, esteve sempre ligada às questões raciais e à educação dos mais pobres. Além de pesquisadores, o episódio entrevista também Heliana Hemetério dos Santos, bisneta do professor e militante do movimento de mulheres negras. Onde encontrar? No Spotify.



Podcast - Folha na Sala: Grandes Educadores #5 Anísio Teixeira escapou de perseguições para construir a escola pública (2020): o episódio conta a trajetória de Anísio Teixeira, um dos educadores mais conhecidos do país, filósofo e grande defensor da escola pública gratuita, obrigatória, universal e laica. Quem ajuda a contar essa história são as professoras Clarice Nunes (UFF), Diana Vidal (USP) e Libânia Nacif Xavier (UFRJ), além do filho de Anísio, Carlos Teixeira. Onde encontrar? No Spotify.

18b.png
18c.png
18d.png

Grupo de Trabalho PROEEP Indica

bottom of page