top of page

PROEEP INDICA #02: DIA MUNDIAL DA JUSTIÇA SOCIAL

Quando você pensa em justiça social, o que vem à sua mente? No #PROEEPIndica de hoje, separamos três indicações para celebrar o Dia Mundial da Justiça Social (20 de fevereiro).

PROEEP Indica

19/02/2021

  • Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
1.png

Quando você pensa em justiça social, o que vem à sua mente? No #PROEEPIndica de hoje, separamos três indicações para celebrar o Dia Mundial da Justiça Social (20 de fevereiro). A data busca promover a igualdade entre os povos e reforçar a luta contra a pobreza, as desigualdades, a exclusão e o preconceito. Bora ver?

Minissérie - Justiça em Julgamento (2020): a série documental de 8 episódios retrata a história de Sean K. Ellis, um rapaz de 19 anos acusado de matar um policial em Boston, Massachusetts, em 1993. Durante quase 22 anos buscando sua liberdade, a luta do jovem expõe a corrupção na política e o racismo sistêmico nos EUA.

Onde assistir? Netflix.

Minissérie - O DNA da Justiça (2020): a minissérie documental trata de crimes reais e acompanha diferentes condenações indevidas que o Projeto Inocência e outras organizações trabalham para resolver. Os episódios mostram os erros cometidos e injustiças sofridas pelas vítimas e acusados.

Onde assistir? Netflix

Minissérie - Olhos que Condenam (2019): baseado em fatos reais, a minissérie conta a história de cinco adolescentes negros e um latino, entre 14 e 16 anos, que foram presos por estuprarem e agredirem uma mulher no Central Park, em 1989. Os quatro episódios da série retratam como a polícia de Nova York e o sistema de justiça estadunidense condenou os jovens e os obrigou a confessar um crime que não cometeram.

Onde assistir? Netflix.

Filme - Luta por Justiça (2019): Bryan Stevenson é um advogado recém-formado em Harvard que abre mão de uma carreira lucrativa em escritórios renomados da costa leste americana para se mudar para o Alabama e se dedicar a prisioneiros condenados à morte que jamais receberam assistência legal justa. Ao chegar lá, Bryan se depara com o caso de Walter McMillian, um homem negro falsamente acusado de assassinato, mas que nunca teve uma defesa apropriada por conta do preconceito racial na região. 

Onde assistir? Youtube, Google Play, HBO.

Filme - Selma: Uma Luta pela Igualdade (2014): cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King Jr., que acompanha as históricas marchas organizadas por ele e outros manifestantes pacifistas, em 1965, entre a cidade de Selma, no Alabama, até a capital do estado, Montgomery. Excelente obra sobre a luta em prol da igualdade de direitos civis e políticos travada pela comunidade afro-americana nos Estados Unidos.

Onde assistir? Youtube, Google Play.

Documentário - A 13a Emenda (2016): dirigido pela premiada cineasta Ava DuVernay, este documentário mostra como estudiosos, ativistas e políticos correlacionam o boom do sistema prisional do país com a criminalização da população negra dos EUA. A 13a emenda da Constituição dos Estados Unidos, que proíbe a escravidão de pessoas, é colocada em cheque quando o documentário traz evidencias que apontam que a população afro-americana é a mais encarcerada e vitimada pela violência policial no país.

Onde assistir? Netflix.

Documentário - Defensorxs (2015): o longa-metragem, dividido em 5 partes e filmado nas cinco regiões do Brasil, apresenta histórias de homens e mulheres que defendem a justiça social e outros direitos fundamentais. “Defensorxs” registra o cotidiano da luta de populações indígenas e LGBT, a ação de defensoras e defensores dos direitos à moradia e à justiça e a resistência de comunidades tradicionais a megaobras do Estado.

Onde assistir? Amazon Prime

Documentário - O SUS em 30 anos (2018): lançado pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), o documentário utiliza depoimentos de enfermeiros brasileiros para explicar como o SUS incluiu mais de 60 milhões de brasileiros na assistência de saúde e contribuiu, durante mais de 30 anos, para a redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida no país. 

Onde assistir? Youtube, portal online da biblioteca da COFEN. 

Filme - O Menino que Descobriu o Vento (2019): baseado em uma história real, o filme conta a história de William Kamkwamba, um garoto de 14 anos de Malaui, na África, que construiu a primeira turbina eólica de seu vilarejo. O filme mostra como o menino usa sua criatividade e um livro de ciências para salvar sua comunidade da seca e da fome.

Onde assistir? Netflix.

Filme - Os Miseráveis (2012): adaptação do musical da Broadway inspirado na clássica obra de Victor Hugo, o filme tem como plano de fundo a Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Após 19 anos de trabalhos forçados, o ex-prisioneiro é perseguido por décadas pelo impiedoso policial Javert e busca redenção pelo seu passado e uma vida nova.

Onde assistir? Amazon prime, Youtube, Google Play, NET Now.

Filme - Terra Fria (2005): na década de 70, após um casamento fracassado, Josey Aimes retorna à sua cidade natal, Minnesota, em busca de emprego. Sozinha com seus dois filhos, ela é contratada pela principal fonte de emprego da região: uma mina de ferro. Preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. Ao denunciar a situação, Josey é ignorada pelos superiores e decide levar o caso à justiça. 

Onde assistir? Youtube, Google Play.

Filme - As Sufragistas (2015): no início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo decide coordenar atos de insubordinação para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

Onde assistir? Netflix, Youtube, Google Play.

Plataforma de filmes – Bombozila: fundada em 2016, a plataforma brasileira oferece acesso a documentários independentes que retratam lutas sociais, em defesa de direitos das mulheres e de comunidades rurais, contra políticas de drogas e violações de populações periféricas, além da luta pela terra, diáspora africana, população indígena, feminismos, LGBTQI+, movimentos estudantis… A lista é longa! Disponível em português, inglês e espanhol. 

Site oficial: https://bombozila.com/

2.png
3.png
4.png

Grupo de Trabalho PROEEP Indica

bottom of page