top of page

Dermeval Saviani

escola e democracia01.jpeg
escola e democracia02.jpeg

O Leituras PROEEP de hoje traz o capítulo “Onze Teses sobre Educação Política” do livro “Escola e Democracia: Polêmicas de Nosso Tempo” (1994) de Dermeval Saviani. O autor inicia o texto com o questionamento da afirmação de que “a educação é sempre um ato político”, que tem objetivo de distanciar a ideia de uma educação técnica e aproximá-la de uma questão mais política, ou seja, do seu papel político-social. Por mais que esse objetivo seja importante, o autor aponta para o risco dessa aproximação entre educação e política, que pode esconder as especificidades do fenômeno educativo, já que ele passaria a ser tido como semelhante ao fenômeno político. É por esse motivo é que Saviani indica como ser necessária a diferenciação entre as práticas políticas e as práticas pedagógicas.

A partir daí o autor afirma que “educação e política, embora inseparáveis, não são idênticas” (p. 92), mostrando então, as suas especificidades. Elas consistem nas relações presentes na política e na educação, já que, enquanto a relação entre educando e educador é de apoio, não excludente e sem combate, as relações na política são de combate entre interesses excludentes. Ou seja, enquanto a prática educativa possui um caráter entre contrários não-antagônicos, a prática política é travada entre contrários antagônicos.
Após mostrar as suas especificidades, Saviani mostra os seus encontros, já que toda a prática política possui uma dimensão educativa e toda prática educativa possui uma dimensão política. Além disso, há uma dependência externa entre as duas de forma que a educação precisa da política em termos de infra-estrutura dos serviços educacionais e políticas públicas enquanto a política precisa da educação para possibilitar o acesso à informação e difusão de propostas políticas, por exemplo.

Desta forma, o autor evidencia as separações e junções entre política e educação e conclui que “a importância política da educação reside na sua função de socialização do conhecimento” (p. 98) e que a sua especificidade cumpre a sua função política. Por isso é importante que, mesmo que se aproxime a educação da política, sejam evidenciadas suas especificidades.

​

Livro em pdf: https://bit.ly/Saviani94

bottom of page