Humberto Dantas
Financiado pela Fundação Konrad Adenauer, pertencente ao partido alemão CDU (União Democrática Cristã Alemã), este livro acompanha a missão da organização alemã de fortalecer a democracia como um valor essencial a ser disseminado não apenas na Alemanha, mas no mundo inteiro.
Este compromisso com a educação política é expresso através deste livro que se propõe a apresentar iniciativas, projetos e meios possíveis para se abordar a educação política com sugestões pautadas em experiências práticas de aproximadamente uma década. Dessa maneira, é possível contribuir com o debate sobre educação política no Brasil, apontando conteúdos, indicando alternativas, propondo um formato mínimo e expondo desafios observados a partir da prática.
Com estes objetivos, em seu primeiro capítulo são apresentados:
1 - Conteúdos relacionados à política através das artes, música, poesia, cinema, histórias em quadrinhos;
2 - Exemplos sobre educação política na prática, reunindo diversos atores e iniciativas que se estendem por todo o Brasil e se dedicam a ações de formação e informação.
Nesse sentido, o livro nos convida a entrar em contato com a educação política que vem se fortalecendo e se consolidando no Brasil.
Assim, o texto de Dantas possibilita o entendimento da educação política enquanto prática fundamental para a consolidação da democracia, relacionando tal dinâmica às teorias políticas clássicas de grandes filósofos e pensadores que há séculos defendem a importância do papel educativo na manutenção da democracia e de uma participação cidadã. Estão entre eles Platão, Robert Dahl, Norberto Bobbio, Archon Fung, Michael Coppedge, James Fishkin e Larry Diamond, abordados pelo autor.
Que outros autores/as vocês conhecem em suas reflexões sobre temas relacionadas à "educação política"? Aqui em nossa página não podemos deixar de mencionar bell hooks e Paulo Freire - já abordamos algumas obras de tais autoras aqui no leituras proeep.
Confiram e comentem abaixo!
Livro em pdf: https://bit.ly/EduPoli
Em prosseguimento a nossa série leituras proeep hoje temos mais um trecho do livro "Educação Política: Sugestões de ação a partir de nossa atuação" de Humberto Dantas. Como já apresentado em nosso post anterior este livro reúne iniciativas, projetos, material e meios possíveis para se abordar a educação política com sugestões pautadas em experiências práticas de aproximadamente uma década.
Enfatizando experiências práticas da fundação Konrad Adenauer em seu curso de Iniciação política com jovens nas periferias de São Paulo, este primeiro capítulo "Aula 1: Democracia/Ética na política" nos convida a uma série de reflexões e possíveis materiais para se promover a educação política, especialmente entre jovens.
Ensinar política para jovens sem dúvidas é um grande desafio, devido a extensa negatividade atribuída comumente à política, algo que gera não apenas entre os jovens uma profunda desconfiança e descrença. Por este motivo uma das primeiras tarefas importantes destacadas por Humberto Dantas é desarmar tais sensações e desmitificar o tema através de provocações e leituras sobre dinâmicas feitas com os participantes do curso.
Nesse sentido essa espécie de retroalimentação do debate torna o ambiente mais instigante para uma maior participação dos alunos, tendo sempre em vista o papel do professor como mediador de eventuais conflitos que podem ser frutíferos para o que se deseja construir, bem como algumas considerações podem ultrapassar os limites para a construção de valores numa democracia e devem ser contidas no discurso.
Assim como trouxemos no post anterior sobre este livro, esta é uma leitura fundamental para pensarmos sobre possibilidades de se enfrentar o desafio de ensinar política e ao mesmo tempo nos oferece caminhos, dinâmicas e materiais para a realização desde empreendimento importante para um pleno exercício da democracia.
Livro em pdf: https://bit.ly/EduPoli