top of page

Diário de Classe da Pandemia - Dia 11

diário_de_classe_11(1).jpeg
diário_de_classe_11(2).jpeg
diário_de_classe_11(3).jpeg
diário de classe 11(4).png

A pandemia causada pela COVID-19 trouxe mudanças na dinâmica educacional do país. Laís (nome fictício) é professora auxiliar do berçário em uma escola Waldorf no Estado de São Paulo, e, assim como todo mundo, ela e a escola precisaram se adaptar à nova realidade.
No início a escola utilizava majoritariamente as redes sociais e cada funcionário produzia 1 post por dia em vários formatos, desde postagens no Instagram até podcasts. Porém, com o passar do tempo o ritmo das postagens foi diminuindo sendo necessário pensar outros métodos de contato com os alunos.
Pelo fato de a escola se preocupar com o excesso de uso da internet para realização de vídeo-aulas, as atividades voltadas para o berçário e o jardim foram focadas em dinâmicas e reuniões com os responsáveis pelas crianças. Para não impor muito tempo de tela às crianças pequenas, a solução encontrada foi a de compartilhar técnicas pedagógicas com os responsáveis por meio de oficinas, ou então realizar curtas contações de histórias. As professoras de cada turma tiveram cada vez mais liberdade para decidirem qual a melhor estratégia de transmissão do conteúdo.
As estratégias foram diversas, desde reuniões até entrega de kits para as crianças com comidinhas ou atividades a serem realizadas em casa. Para a entrega, as professoras levam os kits até a casa das crianças ou os responsáveis buscam na escola.
Junto com o movimento de criar soluções diversas, a sensação de instabilidade constante acabou gerando um clima de competitividade intensa entre o corpo docente. Por mais que os métodos escolhidos buscassem harmonia generalizada, a escola está perdendo alunos. Professoras começaram a se sentir pressionadas a se destacarem com medo do corte nos salários e de perderem seus empregos, principalmente no setor do berçário. O clima de rivalidade e incertezas gerou uma carga horária além da prevista. Mesmo assim, depois de quase cinco meses de ensino à distância, cada mês é vivido um de cada vez, sem muitos planos a longo prazo visto que a realidade pode sempre mudar de forma tão abrupta.

bottom of page