top of page

PROEEP INDICA #01: DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA

Você já refletiu sobre a participação das mulheres no campo científico? Separamos indicações incríveis para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02).

PROEEP Indica

12/02/2021

  • Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
WhatsApp Image 2021-02-12 at 02.45.23.jp

Você já refletiu sobre a participação das mulheres no campo científico? Separamos indicações incríveis para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02). 

Filme Alexandria (2009): Em Alexandria, no ano de 391, Hipátia é professora de astronomia e matemática, além de filósofa. Um dos seus alunos, Orestes, está apaixonado por ela, assim como o seu escravo Davus. Juntos, eles deverão lutar contra extinção da biblioteca local e outras grandes instituições, que não devem sobreviver quando o Cristianismo ganha poder político na cidade.

Filme Temple Gradin (2010): Cinebiografia da jovem autista Temple Grandin (Claire Danes) que tinha sua maneira particular de ver o mundo, se distanciou dos humanos, mas chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana.
 

Filme Nas Montanhas dos Gorilas (1988): A luta da antropóloga americana Dian Fossey (Sigourney Weaver), que em 1967 viajou para Ruanda, na África, e durante toda a vida se dedicou à preservação dos gorilas da montanha, ameaçados de extinção em razão da caça indiscriminada. Dian utilizou todos os meios possíveis para protegê-los e esta luta se tornou uma paixão tão obsessiva que nem mesmo Bob Campbell (Bryan Brown), seu namorado fotógrafo, consegue demovê-la do seu objetivo. Dian faz tudo que é possível para impedir que atrocidades contra os animais sejam cometidas.

Onde assistir? Net Now Claro vídeo
 

Documentário Maria: Não se esqueça que eu venho dos trópicos (2017): Revisita a vida e obra de Maria Martins (1984-1973), uma escultora, gravurista, pintora, desenhista e escritora, conhecida principalmente pelo seu talento aproximado ao surrealismo. Através de entrevistas, o longa apresenta parte da trajetória  de Maria desde seus estudos na Europa com Oscar Jespers, em Bruxelas, e sua relação amorosa e artística com Marcel Duchamp, quando foi erradicada nos EUA.

Onde assistir? Amazon Prime

Documentário Libertem Angela Davis (2012): O documentário retrata a vida de Angela Davis, uma professora de filosofia nascida no Alabama, e conhecida por seu profundo engajamento em defesa dos direitos humanos. Quando Angela defende três prisioneiros negros nos anos 1970, ela é acusada de organizar uma tentativa de fuga e sequestro, que levou à morte de um juiz e quatro detentos. Nesta época, ela se tornou a mulher mais procurada dos Estados Unidos. Ainda hoje, Angela é um símbolo da luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos oprimidos.

Onde assistir? Net Now CURTA!

Documentário Livre Pensar (2019): Conceição Tavares é uma das vozes mais contundentes, críticas e originais do pensamento econômico brasileiro. O documentário de José Mariani faz um relato de sua vida e obra, ao mesmo tempo em que faz um balanço de mais de meio século de um país à procura de um futuro.  

Onde assistir? Net Now CURTA!
 

Podcast Nasci Assim #9: Ana Zeri e as mulheres na ciência

Produzido e apresentado por Leonie Gouveia e Marta Valim, o projeto revela detalhes da trajetória de vida de mulheres anônimas e famosas.  No nono episódio, em especial, conversam sobre mulheres na ciência e contam com a presença de Ana Carolina Zeri, pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e responsável pela construção de uma nova linha de luz no Sirius. Trata-se de um bate-papo descontraído e com muita informação e paixão pela ciência. 

Disponível no Spotify

Podcast Fala, cientista! Mulheres na Ciência: Em “Fala, cientista!”, podcast da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisadores da UFPR falam sobre seus trabalhos e sobre a importância da Ciência no cotidiano das pessoas. A série “Mulheres na Ciência”, composta por seis episódios, apresenta a jornada de seis mulheres pela ciência, desde os primeiros interesses pela pesquisa, até os seus projetos atuais.

2.png
3.png
4.png

Grupo de Trabalho PROEEP Indica

bottom of page